9 de mar. de 2009

A influência da lua na pescaria, realize uma pescaria de sucesso!

pescador

Todo pescador sonha com um grande dia de pesca. Mas será que  é possível planejar esse dia com antecedência para apreciar uma boa pescaria, pegar mais que o normal, e voltar para casa se sentindo 100% feliz?  Procurei em diversos sites de pescas e pesquisei sobre as fases da lua. Existem muitas teorias, cada uma baseada nas experiências pessoais dos pescadores. Uma em particular me agradou bastante e vou compartilhar com vocês, foi do pescador amador americano David Rose sobre pescarias em água doce:

Se baseando em minhas pesquisas pessoais em torno dos meus melhores dias de pesca, acredito que sim a lua influencia nas pescarias. Quando comecei a pescar, o melhor dia era o que se encaixasse em meu horário. Tentei iscas, anzóis, chumbadas, novas técnicas e outros gastando uma pequena fortuna em minha jornada para descobrir como melhorar minhas pescarias. Foi quando ouvi sobre a "Teoria Lunar" ou "Pescaria pela fase da lua" como a maioria fala, não acreditei muito no começo mas resolvi tentar. O que eu ouvi me pareceu extremamente complicado. Todos os fatores precisavam ser minuciosamente checados e o predador procurado precisaria estar na flor d’água na hora certa para tornar a pescaria um sucesso. Será que eu teria força de vontade para levar meu hobby tão a sério? Digamos que a curiosidade me convenceu…
Para me ajudar a determinar se existia alguma verdade no efeito da lua sobre os melhores dias de pesca, realizei um diário de todas as pescas que fui durante um período de 18 meses. Documentei cuidadosamente todas as informações relacionadas às fases da lua, condições do tempo e resultados das pescarias. O que descobri me convenceu que pescar de acordo com a fase da lua realmente funciona. Mas, eu também descobri que essa teoria não é nem um pouco complicada como muitos nos dizem.

Como funciona a teoria de pescar de acordo com as fases da lua?

Todo pescador sabe que os melhores horários para se pescar são quando os peixes estão se alimentando. A tendência disso acontecer é durante o amanhecer e durante o anoitecer, mas existem dois períodos que passam despercebidos por muitos com frequência, o "nascer da lua" e "Pôr da lua". Porque a lua tem efeito sobre uma variedade de fatores que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Esses períodos juntamente com as fases da lua são o que determina a alimentação dos peixes. Entendendo isso e escolhendo horários em que o amanhecer/anoitecer e o nascer/por da lua coincidam com as fases de lua nova ou lua cheia (100%) você irá aumentar muito a chance de uma boa pescaria. É claro, assumindo que existam peixes na área.

Escolhendo os melhores horários para pescar

Não existe nada de complicado nisto, é só uma questão de escolher horários em que a lua e o sol irão nascer ou se pôr. Os peixes são mais ativos durante 90 minutos em torno de cada um desses eventos, ou seja, são 45 minutos antes e 45 minutos depois desses quatro pontos do dia. Pescando durante esses 4 períodos irá lhe ajudar a realizar grandes pescarias, mas você deve planejar com cuidado para garantir que estará na beira do rio durante estes 4 períodos em dias de lua nova ou lua cheia. Você poderá aproveitar essas brechas para jogar sua linhada na água e pescar como você nunca pescou antes. Se você tiver que escolher entre nascer do sol/Pôr do sol e nascer/pôr da lua, sempre escolha a lua, pois a lua exerce uma maior influência sobre o comportamento dos peixes.
A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias.


Outras considerações

Quando planejar sua pescaria de acordo com a fase da lua, existem outros fatores que também devem ser considerados:

Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. Se quando isso acontecer você estiver no local de pesca, você estará em um bom momento. No entando, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.

Estações do tempo - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estacões, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.

Agora que você sabe que realmente funciona pescar de acordo com as fases da lua, não existe razão para você não PESCADORutilizar este conhecimento e ter sucesso em suas próximas pescarias, pegue seu molinete e fique de prontidão durante os melhores períodos de pesca. É muito fácil e funciona! Mande-nos seus resultados!!!

Fonte: http://www.moonconnection.com/moon_phase_fishing.phtml

24 comentários:

  1. Muiiiito bom !!! Gostei muito dessa matéria. Só fiquei na dúvida que é o seguinte: Onde encontro os horário de nascente e poente da lua? Essa dica serva peixes de água salgada ???
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no almanaque no Borda de Agua

      Excluir
    2. Se não estou enganado, vc encontrará na seção de meteorologia, de um bom jornal, onde aparecem as marés, solistícios e poentes e as fases da lua com seus horários. Fique atento! Abraço!

      Excluir
  2. Olá Rodrigo, muito obrigado pelo comentário! Então primeiramente essa dica é mais eficaz para pesca em água doce, pois em mar a lua influencia no movimento das marés, sendo assim seu sucesso depende de muitos outros fatores, vou postar uma matéria sobre a influência da lua em pescarias no mar ok? Sobre o horário de nascente e poente da lua depende muito de onde você esta localizado, por exemplo aqui na região de cuiabá a lua nasce mais ou menos entre as 16:30 e 17:00h e se põe mais ou menos entre as 5 e 6 da matina, enquanto o sol nasce as 5:30 da manhã e se põe as 18:30h nesses horários a atividade dos peixes é realmente muito boa. Qualquer dúvida estamos a disposição, não deixe de nos enviar o peixão quando pescar blz? abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, achei onde tem um calendario lunar, agora nao sei se ele fecha, mas parece que fecha pq, esse final de semana que passou, eu fui pescar, e nos estavamos, no rio la pelas 2 da manha nasceu a lua, e tava olhando ali so tem do dia 10, mas pelo horario que tem ali, acho que mais ou menos fecha sim.
    é nesse endereço: www.apolo11.com, dai entra em calendario solar e calendario lunar, na esquerda! se forem acompanhar, verefica e da um retorno. abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel, é um ótimo calendário, esta certinho, como você pode observar bate perfeitamente com a nossa lua na barra lateral direita. Obrigado pela dica, abraço.

    ResponderExcluir
  5. a lua nao tem influencia nehuma toda vez que vou pescar pego mais de 200kilos de peixes é só ir no lugar certo que tenha peixe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, também acho a mesma coisa a lua não tem influencia na pesca, falo isso para meu cunhado que é pescador, vai com meu sogro e não pegam nem na melhor lua. Não sou pescador, dificilmente vou, mas quando eles tem minha companhia a coisa funciona com qualquer lua . Sempre digo o peixe está lá em qualquer dia a qualquer hora , qualquer sol ou lua . O pescador tem que ter sorte !!

      Excluir
  6. Boa tarde meu amigo muito interessante seu blog, tambem tenho blog de pesca, mais precisamente de turismo voltado a minha região, Pontal do Paranapanema. se tiver interessado em uma parceria entre em contato www.vivapontal.com

    ResponderExcluir
  7. bom dia a todos... tenho pescado no portinho praia grande-sp e estive no sabado e domingo no dia 21 e 22 de maio nao pesquei nada sabe qual horario e dia que é melhor abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que você está indo nos dias de folga dos peixes

      Excluir
  8. boa tarde para todosvou pesca agora no rio uru e toma cerveja thal thal....

    ResponderExcluir
  9. Ola, Gostei das dicas das fases lua... vou testar na proxima pescaria... sempre soube das influencias.. nao conhecia sobre o nascer e por da lua.. VALEW...
    Caso nao der certo vou usar a mesma tecnica de sempre.. tomar gelada que a pesca fica show do mesmo jeito.. em todas as fases a latinha tem saido bem...rsrsr.. abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. ola ,me diz uma coisa a lua influência na pesca a noite? digamos que a lua cheia,os peixes ñ procurarião um lugar escuro (fundo do rio) para ficar,e assim quebrando a teoria de q a lua cheia é boa para pescar,a noite pelo menos ?

    ResponderExcluir
  11. resposta se puder clev_samas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. babozeira pura ,conversa pra boi dormir, conversa de pescador

    ResponderExcluir
  13. procure no mercado livre o relogio da casio q tem o calendario lunar para pescadores
    se fosse mentira , acho q uma empresa tao grande quanto a casio , nao se propusera a fazer um relogio desses.
    casio aw82

    ResponderExcluir
  14. é isso mesmo agora vou mostra os peixes para minha mulher . pq ela só fica falando que nao pego nada rsrsr. ela ja tava desconfiando rsrsrsrs. marcos saj ba

    ResponderExcluir
  15. José Américo Farias dos Santos27 de janeiro de 2013 às 12:29

    Pesco a mais de 50 a anos aqui na região de Pelotas-RS, que é praticamente cercada pelo Canão São Gonçalo, Laguna dos Patos, perto da Laguoa Mirim e várias outras Lagoas Menores, Fragata, Mangueira, Das Flores, Caioba, Formosa, sem contar com centenas de açudes e barragens utilizados no cultivo do arroz.
    Quanto ao amanhecer e o anoitecer aqui funciona bem, mas agora vou observar a entrada e saida da lua, pois esta eu não sabia.
    A nossa pesca de agua doce aqui se resume em Jundiás e Traíras tendo também uma espécie de pintado que não ultrapassa aos 30 cm, mas niguem sai para pescar pintado.
    Se pesca aqui no verão predomina a traíra e no inverno e jundia, mas ambos ão pecados no ano inteiro, sendo que no outono e na primavera as quantidades se equivalem.
    Um fenomeno que observei ao longo desses 50 anos de pesca é que o jundiá é quase inativo em noite claras ao inverso da traíra, portanto para pesca do jundia melhor a lua nova para pesca da traíra melhor a lua cheia, não quer dizer que não se pésque nenhum jundiá na lua cheia e nenhuma traíra na lua nova algum sai na lua invertida mas proporção é de aproximadamentge 20 por um, e nas luas crescente e minguante são praticamente neutras para ambos, que se equivalem em quantidade nestes quatros de lua.
    Um outro pequeno fenomeno, pelo menos comigo e meus companheiros de pesca, para pesca do jundiá a noite deve-se obstruir a luminosidade dos lampeões na agua, pois espantam jundia, já com a traíra isto não ocorre.
    Gostaria de saber se isto ocorre em outras regiões ou é um fenomeno regional do sul da Laguna dos Patos e a bacia da Lagoa Mirim.
    Mas com certeza vou observar a entrada e saida da lua com mais perspicácia, e se der certop aqui melhorar a pesca, que pela predação dos pecadores profissionais anda muito escassa, que fazer, os ógão de fiscalização estão mujito frouxos com a pesca predatória dos profissionais.
    Um abraço, e me desculpem a lamentação no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Américo, moro em Santa Catarina, no planalto norte, em mafra, sou pesco diversos tipos de peixe, tanto em rio, quanto em açudes e lagoas, meu comentário aqui vi á respeito do meu peixe preferido, a traíra, a qual á mais de 20 anos tenho parado para refletir sobre seu comportamento em relação á lua. Assim como vc citou, que tal fenomeno pode ser reional, também o que vou dizer pode ser que seja regional, mas o que pude observar ao longo de centenas de pescarias é que as melhores luas para traíra são a minguante e a nova, nestas luas mais escuras percebo que a traíra sai mais para caçar, para que pratica pesca com fisga, a qual sou contra, verá muito mais traíras á flor dagua nestas luas do que na cheia e na crescente

      Excluir
  16. http://www.tides4fishing.com/br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a paz de Jesus!
      Meu no é Fred e meu e-mail: br_tomodachi@hotmail.com
      Obrigado pelo site, gostei muito, sou de São José dos Campos, Vale do Paraíba e na nossa região tem muitas represas, e o litoral Paulista pra pescar, tenho pescado com isca artificial e isca viva, mas não tenho tido muito sucesso por não ter barco, sempre pesco de beirada então acabo ficando meio limitado a pescaria.
      Só em Ilha Bela que tem dado melhor resultado na pesca de costeiras e no pier...
      E tenho procurado informação na net pra fazer aquela pescaria que qualquer pescador sonha, e agora sei que a influência da pressão atmosférica influência na atividade dos peixes menos no mar e a fase da lua...

      Excluir
  17. ola! eu tenho uma duvida estas referencias de luas novas servem tadas ou so a do fechamento das luas novas?

    ResponderExcluir