10 de ago de 2010

Tambaqui gigante de 44 quilos é fisgado em cidade no interior do Amazonas

Peixe tem 1,15 metro e foi encontrado no município de Maraã.
Segundo cientista, tamanho encontrado normalmente é de até 10 quilos.

0,,42931598-EX,00

Moradores da região de Maraã, município no interior do Amazonas, fisgaram um espécime de peixe tambaqui que pesa 44 quilos e tem 1,15 metro de comprimento. O animal foi capturado há cerca de 15 dias, segundo a bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sidinéia Amadio.

Morto e congelado, o peixe foi entregue nesta segunda-feira (9) ao instituto, onde deverá ter o corpo preservado para fins científicos e educacionais. Segundo Sidneia, o animal será fixado com formol nos próximos dias, para conservação, e poderá ser exposto ao público.

A pesquisadora explica que este é o maior exemplar de que se tem registro na coleção de peixes do Inpa. "Em Manaus, só há muitos anos se via um tambaqui deste tamanho. Ele representa um registro importante para a fauna de peixes da região Norte", diz ela.

De acordo com Sidneia, o maior exemplar da espécie registrado no Inpa até então pesava 37 quilos e tinha cerca de 1 metro de comprimento. "Podemos dizer que o peixe é grande comparado aos tambaquis que encontramos hoje em dia no mercado, que têm entre 0,4 e 0,6 metro e pesam entre 8 e 10 quilos", diz ela.

Fonte: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1612178-16052,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário