25 de set. de 2009

Peixe gigante de 180 KG capturado em Mato Grosso. É Jaú ou Piraíba??

Muitas pessoas têm recebido recentemente um email onde um suposto jaú gigante de 180KG foi capturado aqui em Mato Grosso. O peixe é monstruoso, com proporções de dar inveja a qualquer bagre africano (catfish) que se preze, nota-se que chega a atingir mais de 2 metros de comprimento.  Confira as fotos:

jau180-1jau180-2jau180-3É realmente difícil de acreditar que um peixe com essas proporções tenha sido capturado nos dias atuais, porém ja observei muito as fotos e além de a qualidade ser digital (o que indica que são fotos atuais) , não consegui encontrar nenhum erro que indicasse uma montagem. Tudo indica que o peixe é real, porém nenhum veículo de mídia, nem mesmo estadual registrou o ocorrido, somente via email o fato esta sendo repassado, esse pequeno detalhe me deixa meio desconfiado da veracidade deste peixe, porém eu prefiro pensar que aindam existam maravilhas como esse peixe escondidos no rio me esperando hehehhe.

Caso alguém conheça os donos desta proeza, peça para entrar em contato com o nosso blog pelo email blogpescadores@gmail.com, gostaríamos de entrevistá-los e descobrir como foi a emoção de encontrar um achado destes.

Bom fim de semana para todos.

_______________________________________________________

Acabei de receber uma mensagem de um leitor afirmando que este peixe se trata de uma Piraíba e não de um Jaú e isso me levou a pesquisar mais sobre as duas espécimes. O resultado foi uma tremenda dúvida, pois o peixe é muito semelhante a uma piraíba porém piraíbas têm coloração prateada e não marrom, essa cor é comum a jaús. Veja o detalhe das duas espécies:

JAÚ

14051

PIRAÍBA 

piraiba

E agora é Jaú, Piraíba ou um resultado de uma suruba dos dois? Eu já não tenho certeza de mais nada hehheheh, observem bem e dêem suas opniões!!!

______________________________________________________

CASO ENCERRADO

O leitor do blog Jean Carlos em seus comentários realmente me convenceu de que este lindo peixe se trata de uma piraíba, enviando a foto de um jaú de grande porte e também dá para notar isso nas fotos postadas aqui. Então se receberem um email falando que isto é um jaú saiba que esta informação está errada, esse peixão é uma piraíba. Veja o comentário de Jean:

[…] não é jau e sim uma piraíba e gigante mesmo, mas estou mandando umas fotos do mesmo ângulo dessa piraíba e vcs vão ver que é bem diferente, e se vcs olharem em outras fotos de piraíbas no mesmo ângulo verão que o que falo é verdade[…]

Para ver as fotos do jaú enviadas por Jean acesse:

http://os-pescador.blogspot.com/2009/11/lindo-jau-de-97kg-enviado-pelo-jean.html

 

20 comentários:

  1. isso nunca foi jaú, é uma piraíba e grande mas jau nunca vai ser, so pelos detalhes de ter ja pegado um jau de 97 kg e 1,72cm a morfologia desse peixe é totalmente diferente e para comparar ache uma foto de piraiba e confere.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tirando a cor, este peixe se parece mais com uma piraíba do que com um jaú. Porém essa coloração não permite ter certeza em nenhuma das espécies, talvez seja um híbrido dos dois rsrsrs, quem sabe...Coloquei o título como jaú porque nos emails que recebi sempre vem dizendo que é um jaú, porém como surgiu esta dúvida e procede pela morfologia do peixe irei editar o título em sua homenagem, obrigado pela dica XD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a cor diferenciada seja algo que esse espécime desenvolveu como camuflagem oque acabou causando essa confusão

      Excluir
  3. vou te mandar a foto do jaú de 97 kg que pesquei pra vc fazer uma comparaçao e é brutesca a diferença e sobre a cor do peixe ele muda de acordo com o rio que ele vive, jau mesmo ele tem 2 cores bem definidas, que é o jau preto e o amarelo, esse que pesquei é o amarelo.
    Meu nome é Jean Carlos, sou de lucas do rio verde MT e-mail jeanmadalosso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Manda sim jean será um prazer compartilhar aqui no blog a foto do seu peixe para a galera, e quanto ao peixe realmente deve ser uma piraíba, como você mesmo descreveu é bem diferente do jaú.

    ResponderExcluir
  5. ah o nosso email é blogpescadores@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. e ai felipe ja viu o jau que mandei pelo e-mail

    ResponderExcluir
  7. Recebi e ja postei no blog, checa na página principal que seu peixão tá lá, e parabéns você esta certo mesmo esse peixe é bem diferente de um jaú e se parece muito mais com uma piraíba.

    ResponderExcluir
  8. matar um peixe dessa medida e peso e um crime pois se trata de um peixe reprodutor .nao pode ser considerado mais um trofeu nos pescaderes devemos ter a comsiencia.diso.nos os seres humanos crecemos para reproduzir.e o mesmo caso desses peixes enormes .mae natureza e sabi o homem e que e burro!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. cara, ja vi muitas piraibas em alta floresta no mt,mas com essa coloração amarela pra mim é de um jaú e dos grandes,apiraiba é cinza por cima e branca por baixo,e tem mais a nadadeira dorsal da piraiba é maior que a do jaú,e a caldal não tem aquela curvatura no meio como tem a do jaú. abraço

    ResponderExcluir
  10. nossa cara, larga mao de ser burro! que mané piraiba oque. Só porque ele pego um jaú maior que o seu vc ta falano bosta ai!! tira o olho gordo ! eu também ja peguei um jaú de 150 kg e era igualzinho a esse daí

    ResponderExcluir
  11. Sou um profundo estudioso dessas especimes, e sem querer ser intransigente, posso assegurar tratar-se de uma (Brachyplathystoma) a piraiba.
    Quanto a foto acima da Piraiba penurada, tbem achei revoltante, principalmente por frequentar a muitos anos, o lugar onde aquela foto foi tirada.Quanto a coloração, sugere-se que ela tenha ocorrido, devido ao tempo da exposição e ou modo de acondicionamento do peixe.

    ResponderExcluir
  12. não importa se e jaú ou piraiba o importante e o prase de fisgar um peixe tão grande

    ResponderExcluir
  13. deveriam descobrir era o tamanho da incosequencia e da ignorancia desses caras em matar um peixe deste porte !!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse peixe fora pescado no interior se Mato Grosso do Sul, se não me engano, no rio Aquidauana, em Rochedo-MS, na época, saiu em todos or jornais locais! Trata-se de um jaú. Aos especialistas de plantão, pesquisem melhor, e descobrirão que aqui, no pantanal sul-matogrossense não temos Paraíba!

    ResponderExcluir
  15. Lógico que se trata de um Jaú, na foto não tem o filamento na ponta do rabo e muito menos a linha na lateral que são inconfundível nas piraibas!

    ResponderExcluir
  16. Pode não ser um Jaú mas sim existe Jaú deste tamanho ou maior aqui na minha cidade São Simão Goiás teve uma antiga são Simão velho que foi inundado pela barragem existia uma garganta do canal de São Simão velhos vcs pode pesquisar no Google a mas de 40 anos que foi inundado e que nenhum mergulhador foi lá até hj lugar de pedra e loca imagino eu que existe Jaú até maior que esse gostaria de ver mergulhadores ia até lá no canal e filmar os monstros que existe la

    ResponderExcluir