27 de mai de 2009

Dicas de Nós

Ola amigos, dessa vez resolvemos dar dicas de nós, um grande amigo do pescador (se bem utilizado). Resolvi fazer uma seleção dos nós mais simples e utilizados, mas existe uma grande variação de nós, caso tenham interesse visitem o site http://www.pescamadora.com.br lá você encontra a grande maioria dos nós existentes. Mas voltando aos nós segue o nome e como fazer o nó.

Nó Único

Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.

 no1 no2  no3  no4 no_de_pesca5

1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;

2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;

3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;

4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

Nó de Sangue

É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas.

 1no_s 1no_s2  1no_s3

no_de_pesca6

1 -  Firme as pontas que serão unidas;

2 - Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;

3 - Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário.

 

Nó de Sangue Compensado

Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina. Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção.

sangue

Nó para Iscas Artificiais

 noartificial1 noartificial2  noartificial3  noartificial4

1 - Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faça um laço através de uma meia-volta alguns centímetros acima da ponta da linha;

2 - Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo laço;

3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;

4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.

Os meus nós preferidos particularmente são o nó único para prender o anzol e o nó de sangue simples para juntar linhas, por serem mais simples e ainda assim garantirem uma boa resistência a linha. Abraço a todos e boa pescaria.

Fonte: www.pescamadora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário