27 de mai. de 2009

Dicas de Nós

Ola amigos, dessa vez resolvemos dar dicas de nós, um grande amigo do pescador (se bem utilizado). Resolvi fazer uma seleção dos nós mais simples e utilizados, mas existe uma grande variação de nós, caso tenham interesse visitem o site http://www.pescamadora.com.br lá você encontra a grande maioria dos nós existentes. Mas voltando aos nós segue o nome e como fazer o nó.

Nó Único

Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.

 no1 no2  no3  no4 no_de_pesca5

1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;

2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;

3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;

4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

Nó de Sangue

É um tipo de nó muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fácil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistência natural da linha. Seu inconveniente é o fato de que só deve ser usado para unir linhas de diâmetros muito próximos. Com certeza é a melhor opção para emendar a linha após "aquela cabeleira com final trágico"... Ao final apare as pontas.

 1no_s 1no_s2  1no_s3

no_de_pesca6

1 -  Firme as pontas que serão unidas;

2 - Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faça o mesmo com a outra ponta;

3 - Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrário.

 

Nó de Sangue Compensado

Esta é apenas uma variação do nó de sangue simples. O interessante deste nó é que a compensação do número de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibrá-lo e evitar que a desigualdade das laçadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina. Com isso, ele pode também ser usado para unir linhas de diâmetros diferentes, o que não era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se você gostou e se deu bem com o nó de sangue, o nó compensado é uma ótima opção.

sangue

Nó para Iscas Artificiais

 noartificial1 noartificial2  noartificial3  noartificial4

1 - Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faça um laço através de uma meia-volta alguns centímetros acima da ponta da linha;

2 - Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo laço;

3 - Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar;

4 - Ajuste as espirais formadas junto à pata do anzol, lubrifique e aperte o nó puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao nó.

Os meus nós preferidos particularmente são o nó único para prender o anzol e o nó de sangue simples para juntar linhas, por serem mais simples e ainda assim garantirem uma boa resistência a linha. Abraço a todos e boa pescaria.

Fonte: www.pescamadora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário